PLANEJAMENTO
2015 - EDUCAÇÃO INFANTIL
Série: Jardim
II Professora:
Âmbitos
|
Formação
Pessoal
e Social
|
Conhecimento
de Mundo
|
|||||||||||
Projetos/Temas
|
Identidade
e
Autonomia
|
Movimento
|
Música
|
Arte
|
Linguagem
Oral e Escrita
|
Natureza
e
Sociedade
|
Matemática
|
||||||
FEVEREIRO
· Adaptação
· Carnaval
· Quem eu sou?
·
|
·Expressão de opiniões
pessoais.
· Valores: respeito e amor
ao próximo.
·Valorizar os cuidados com
o corpo.
|
· Coordenação de movimento corporal como andar, pular,
correr, tec.
· Dançar seguindo o ritmo da música.
· Lateralidade.
|
·
Canções
conhecidas pelas crianças para socialização e integração do grupo.
·
Marchinhas
carnavalescas.
|
·
Desenhos e
pintura livre.
· Confecção de
máscaras.
· Construção de
Bumba-meu-boi com caixa de papelão.
|
· Conversa informal.
· Relatos de situações vividas.
· Relato da festa do carnaval.
· Leitura de gravuras e letras.
|
· Adaptação escolar.
· Data comemorativa.
· Características pessoais.
· Cuidados com a saúde.
|
· Cores.
· Tempo.
· Quantidade.
· Relação de quantidades.
· Direito / esquerdo.
· Alto e baixo.
|
||||||
MARÇO
· Alimentação
·
Circo
·
Livro: Unidade 2
|
· Adquirir bons hábitos de alimentação saudável.
· Desenvolvimento de atitudes de colaboração e
compartilhamento de vivencias.
|
·Movimentos
amplos com o corpo.
·
Dançar ao som
da música.
|
· Música com letra sobre alimentação.
·Música circense –Xuxa circo.
|
· Dramatização.
· Pintura facial.
· Desenho.
· Pintura.
· Colagem.
|
· Conversa e descrição oral de figuras (alimentos e
personagens do circo).
· Uso do alfabeto móvel.
|
· Data comemorativa: Dia da mulher / Dia do circo.
· Alimentação saudável.
|
· Formas geométricas planas
·Registro de quantidade.
· Tamanho.
· Cor.
|
||||||
ABRIL
· Escola
· Páscoa
· Encontro de gerações –
Mãe
|
· Resolver problemas do cotidiano com autonomia.
· Interação com o próximo.
|
· Movimento com estimulo da coordenação motora ampla.
· Imitar gestos.
|
·Músicas relacionadas a Páscoa.
· Ouvir e dançar música para a mamãe.
|
· Dramatização.
·Confecção de um coelhinho com o rolinho do papel
higiênico, papel e algodão.
· Recorte.
· Colagem.
|
· Leitura de texto sobre a história da escola.
· Leitura visual e escrita dos símbolos da Páscoa.
|
· Importância da escola e seu papel social.
· O verdadeiro sentido da Páscoa.
· Alimentos tradicionais consumidos na Páscoa.
· Datas comemorativas:
Colégio
Sacramento, Páscoa, Dia do Índio, Dia do Livro, Descobrimento do Brasil.
|
· Leitura e escrita dos números.
· Sequência de números.
· Tamanho.
· Leve / pesado.
|
||||||
Âmbitos
|
Formação
Pessoal
e Social
|
Conhecimento
de Mundo
|
|||||||||||
Projetos/Temas
|
Identidade
e
Autonomia
|
Movimento
|
Música
|
Arte
|
Linguagem
Oral e Escrita
|
Natureza
e
Sociedade
|
Matemática
|
||||||
MAIO
·
Encontro de gerações - mãe
·
|
· Valorizar as pessoas que constituem sua família.
· Respeito as diversas diferenças.
|
·
Movimento
corporal a som da música.
·
Circuito com
atividades de coordenação motora
·
Movimentos diversos
com bola.
|
·
Cantar e dançar
para a mamãe.
· Músicas
relacionadas ao projeto copa.
|
· Recorte
· Colagem.
· Pintura.
· Desenho
· Montagem
· Confecção de lembrancinha para a mamãe.
|
·
Leitura de
imagens.
·
Leitura e
escrita de palavras.
·
Uso do alfabeto móvel
|
· Integrantes de uma família.
· Diversidade da organização familiar.
· Data comemorativa:
· Nacionalidade.
|
· Contagem e registro de quantidade.
· Cores
· Formas geométricas planas.
· Pequeno, médio e grande.
|
||||||
JUNHO
·
Copa
·
Festa Junina
|
·Valorização da cultura.
·
Cada pessoa
possue um jeito de ser.
|
·
Manipulação de
materiais para aperfeiçoamento das habilidades manuais.
·
Jogos
pedagógicos e lúdicos.
|
· Músicas relacionadas ao projeto.
· Músicas juninas.
|
·
Pintura.
·
Recorte
·
Colagem.
·
Desenho.
·
Modelagem.
·
Confecção de
uma fogueira com revista.
|
· Leitura de texto relacionados a copa.
· Leitura e escrita do nome das comidas típicas e
enfeites juninos.
· Uso do alfabeto móvel.
|
· Data comemorativa – festa junina e Meio ambiente.
· A importância do futebol no Brasil e no mundo.
|
· Dentro/fora.
· Mais/menos.
· Em cima/embaixo.
· Noção de par e grupo.
· Quantidade
|
||||||
JULHO
· Literatura infantil
· Encontro de gerações
|
· Julgar o papel fundamental que a família desempenha
na formação pessoal.
· Expressar opinião pessoal.
· Integrar os alunos.
|
·
Dramatização
·
Lateralidade
·Coordenação
motora.
·
Movimento
corporal.
|
· Relacionada ao tema.
|
· Desenho.
· Pintura.
· Recorte e colagem.
· Modelagem os personagens.
|
· Leitura de imagens.
· Leitura e escrita das letras.
· Uso do alfabeto móvel.
· Leitura e escrita da palavra vovó, vovô, tio, tia...
|
· A família avós, pais, irmão e outros componentes.
· Histórias infantis.
|
· Contagem oral.
· Curto / comprido.
· Quantidade.
· Leve / pesado.
· Leitura e escrita dos números.
|
||||||
AGOSTO
·
Encontro de gerações - Pai
·
Folclore
·
Pátria
|
· Valorizar a nossa cultura – folclore.
· Desenvolver atitude de respeito à Pátria.
· Respeitar e valorizar a convivência família / Pai.
|
·Expressão corporal – dança.
· Dramatização.
· Movimento corporal.
·Coordenação motora.
|
·
Hino Nacional.
·
Cantiga de
roda.
·
Parlenda.
·
Relacionada.
|
· Desenho.
· Pintura.
· Confecção de cartão carta e presente.
· Recorte e colagem.
· Confecção de bandeira.
|
· Texto sobre o folclore.
· Leitura de gravuras, letras e nome dos personagens.
· Escrita das letras e palavras.
|
· Folclore brasileiro.
· Mitos e lendas.
· A Família
· Relação de parentesco.
· O trabalho das pessoas da família.
|
· Contagem oral.
· Tamanho
· Cor.
· Traçado dos números
· Correspondência um a um.
|
||||||
Âmbitos
|
Formação
Pessoal
e Social
|
Conhecimento de Mundo
|
|||||||||||
Projetos/Temas
|
Identidade
e
Autonomia
|
Movimento
|
Música
|
Arte
|
Linguagem
Oral e Escrita
|
Natureza
e
Sociedade
|
Matemática
|
||||||
SETEMBRO
·
Minha terra Alagoas
· Primavera
|
· Desenvolver atitude de respeito a nossa pátria.
· Respeitar a natureza.
· Valorizar as plantas e seu espaço geográfico.
|
·Coordenação motora.
·Expressão corporal.
·Movimento de coordenação motora.
|
·
Hino de
Alagoas.
·
Relacionada ao
tema.
|
·
Desenho.
·
Pintura
·
Recorte e
colagem.
·
Confecção da
bandeira de Alagoas, mural.
·
Dobradura.
|
· Texto sobre Alagoas.
· Leitura das letras sobre primavera
· Leitura de escrita das letras, nome Alagoas.
.
|
· Animais de jardim.
· . Jardim.
· História da nossa Terra.
· Jardim.
· Valorização das nossas tradições.
|
· Tempo.
· Perto/longe
· Dentro/fora
· Registro de quantidade
· Traçado dos números.
· Cores.
|
||||||
OUTUBRO
·
Congresso
·
Projeto música
|
·Movimento
posturais e cuidado com o corpo.
|
·Expressão corporal.
·Coordenação motora.
· Movimento de coordenação.
|
· Audição de sons sonoro de diversos gêneros.
|
· As cores apreciação de imagens diversas.
· Desenho.
· Pintura.
· Escultura.
|
· Leitura de figuras.
· Produções.
|
· Seres vivos e elementos não vivos.
|
· Contagem oral dos números e traçado.
· Quantidade.
· Grosso / fino.
· Dentro / fora.
|
||||||
NOVEMBRO
· Projeto de
música
· Artes
· Natal
|
·
Compartilhamento
e solidariedade.
|
· Desenvolvimento
de habilidades manuais.
|
·Apresentação de músicas com gestos.
|
·Representação
com figuras e desenho.
·
Exposição de
telas.
|
· Ampliação.
· Biografia do pintor.
· Texto sobre a vida e obra do autor.
|
· Diferença e semelhança entre obras de arte.
· O Natal.
|
· Tempo
· Ordem crescente e decrescente.
· Cheio/vazio.
· Temperatura.
|
||||||
DEZEMBRO
· Natal
|
·Valores: amor, respeito, amizade e solidariedade.
|
· Coordenação motora
· Expressão corporal.
|
· Relacionada ao tema.
|
· Recorte e colagem.
· Pintura.
· Desenho.
· Cartão.
· Conf. Mural.
|
· Texto sobre o Natal.
· Leitura de gravuras.
· Escrita das letras e palavras.
· Uso do alfabeto.
|
· Data comemorativa (Natal).
· História do nascimento de Jesus.
|
· Tempo.
· Números.
· Quantidade.
· Cor.
· Agrupamento.
· Traçado dos números
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário