terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Planejamento Anual- Educação Infantil


PLANEJAMENTO 2015    -    EDUCAÇÃO INFANTIL


Série:  Jardim II                                                  Professora: 





                Âmbitos
Formação
Pessoal e Social
Conhecimento de Mundo
Projetos/Temas
Identidade e
Autonomia
Movimento
Música
Arte
Linguagem Oral e Escrita
Natureza e
Sociedade
Matemática
FEVEREIRO


·                Adaptação
·                Carnaval
·               Quem eu sou?
·     
·Expressão de opiniões pessoais.
· Valores: respeito e amor ao próximo.
·Valorizar os cuidados com o corpo.

·  Coordenação de movimento corporal como andar, pular, correr, tec.
·  Dançar seguindo o ritmo da música.
·  Lateralidade.
·   Canções conhecidas pelas crianças para socialização e integração do grupo.
·   Marchinhas carnavalescas.
·       Desenhos e pintura livre.
· Confecção de máscaras.
· Construção de Bumba-meu-boi com caixa de papelão.
·  Conversa informal.
·  Relatos de situações vividas.
·  Relato da festa do carnaval.
·  Leitura de gravuras e letras.

·  Adaptação escolar.
·  Data comemorativa.
·  Características pessoais.
·  Cuidados com a saúde.
·  Cores.
·  Tempo.
·  Quantidade.
·  Relação de quantidades.
·  Direito / esquerdo.
·  Alto e baixo.
MARÇO
·       Alimentação
·      Circo
·      Livro: Unidade 2

·   Adquirir bons hábitos de alimentação saudável.
·   Desenvolvimento de atitudes de colaboração e compartilhamento de vivencias.
·Movimentos amplos com o corpo.
·   Dançar ao som da música.
·  Música com letra sobre alimentação.
·Música circense –Xuxa circo.
·  Dramatização.
·  Pintura facial.
·  Desenho.
·  Pintura.
·  Colagem.

·      Conversa e descrição oral de figuras (alimentos e personagens do circo).
·      Uso do alfabeto móvel.
· Data comemorativa: Dia da mulher / Dia do circo.
· Alimentação saudável.
·      Formas geométricas planas
·Registro de quantidade.
·      Tamanho.
·      Cor.
ABRIL
·                 Escola
·                 Páscoa
·   Encontro de gerações – Mãe


·  Resolver problemas do cotidiano com autonomia.
·  Interação com o próximo.

·  Movimento com estimulo da coordenação motora ampla.
·  Imitar gestos.

·Músicas relacionadas a Páscoa.
· Ouvir e dançar música para a mamãe.
· Dramatização.
·Confecção de um coelhinho com o rolinho do papel higiênico, papel e algodão.
·       Recorte.
·       Colagem.

· Leitura de texto sobre a história da escola.
· Leitura visual e escrita dos símbolos da Páscoa.
·  Importância da escola e seu papel social.
·  O verdadeiro sentido da Páscoa.
·  Alimentos tradicionais consumidos na Páscoa.
·  Datas comemorativas:
Colégio Sacramento, Páscoa, Dia do Índio, Dia do Livro, Descobrimento do Brasil.
·  Leitura e escrita dos números.
·  Sequência de números.
·  Tamanho.
·  Leve / pesado.

Âmbitos
Formação
Pessoal e Social
Conhecimento de Mundo
Projetos/Temas
Identidade e
Autonomia
Movimento
Música
Arte
Linguagem Oral e Escrita
Natureza e
Sociedade
Matemática
MAIO

·   Encontro de gerações - mãe
·     
·  Valorizar as pessoas que constituem sua família.
·  Respeito as diversas diferenças.
·   Movimento corporal a som da música.
·   Circuito com atividades de coordenação motora
·   Movimentos diversos com bola.
·   Cantar e dançar para a mamãe.
·  Músicas relacionadas ao projeto copa.
·  Recorte
·  Colagem.
·  Pintura.
·  Desenho
·  Montagem
·  Confecção de lembrancinha para a mamãe.
·      Leitura de imagens.
·      Leitura e escrita de palavras.
·       Uso do alfabeto móvel
·  Integrantes de uma família.
·  Diversidade da organização familiar.
·  Data comemorativa:
·  Nacionalidade.
·      Contagem e registro de quantidade.
·      Cores
·      Formas geométricas planas.
·      Pequeno, médio e grande.
JUNHO

·      Copa
·      Festa Junina


·Valorização da cultura.
·   Cada pessoa possue um jeito de ser.
·   Manipulação de materiais para aperfeiçoamento das habilidades manuais.
·   Jogos pedagógicos e lúdicos.
·  Músicas relacionadas ao projeto.
·  Músicas juninas.
·   Pintura.
·   Recorte
·    Colagem.
·   Desenho.
·   Modelagem.
·   Confecção de uma fogueira com revista.
· Leitura de texto relacionados a copa.
· Leitura e escrita do nome das comidas típicas e enfeites juninos.
· Uso do alfabeto móvel.

· Data comemorativa – festa junina e Meio ambiente.
· A importância do futebol no Brasil e no mundo.
·      Dentro/fora.
·      Mais/menos.
·      Em cima/embaixo.
·      Noção de par e grupo.
·      Quantidade
JULHO

·       Literatura infantil
·       Encontro de gerações
·  Julgar o papel fundamental que a família desempenha na formação pessoal.
·  Expressar opinião pessoal.
·  Integrar os alunos.
·   Dramatização
·   Lateralidade
·Coordenação motora.
·   Movimento corporal.

·  Relacionada ao tema.

·       Desenho.
·       Pintura.
·       Recorte e colagem.
·       Modelagem os personagens.

·  Leitura de imagens.
·  Leitura e escrita das letras.
·  Uso do alfabeto móvel.
·  Leitura e escrita da palavra vovó, vovô, tio, tia...

·    A família avós, pais, irmão e outros componentes.
·    Histórias infantis.
·  Contagem oral.
·  Curto / comprido.
·  Quantidade.
·  Leve / pesado.
·  Leitura e escrita dos números.
AGOSTO
·     Encontro de gerações - Pai
·     Folclore
·     Pátria

·   Valorizar a nossa cultura – folclore.
·   Desenvolver atitude de respeito à Pátria.
·   Respeitar e valorizar a convivência família / Pai.
·Expressão corporal – dança.
· Dramatização.
· Movimento corporal.
·Coordenação motora.
·    Hino Nacional.
·    Cantiga de roda.
·    Parlenda.
·    Relacionada.
·   Desenho.
·   Pintura.
·   Confecção de cartão carta e presente.
·   Recorte e colagem.
·   Confecção de bandeira.
· Texto sobre o folclore.
· Leitura de gravuras, letras e nome dos personagens.
· Escrita das letras e palavras.


· Folclore brasileiro.
· Mitos e lendas.
· A Família
· Relação de parentesco.
· O trabalho das pessoas da família.
· Contagem oral.
· Tamanho
· Cor.
· Traçado dos números
· Correspondência um a um.

Âmbitos
Formação
Pessoal e Social
Conhecimento de Mundo
Projetos/Temas
Identidade e
Autonomia
Movimento
Música
Arte
Linguagem Oral e Escrita
Natureza e
Sociedade
Matemática
SETEMBRO

·      Minha terra Alagoas
·                Primavera

·   Desenvolver atitude de respeito a nossa pátria.
·   Respeitar a natureza.
·   Valorizar as plantas e seu espaço geográfico.
·Coordenação motora.
·Expressão corporal.
·Movimento de coordenação motora.

·   Hino de Alagoas.
·   Relacionada ao tema.

·   Desenho.
·   Pintura
·   Recorte e colagem.
·   Confecção da bandeira de Alagoas, mural.
·   Dobradura.

· Texto sobre Alagoas.
· Leitura das letras sobre primavera
· Leitura de escrita das letras, nome Alagoas.
.
· Animais de jardim.
· . Jardim.
· História da nossa Terra.
· Jardim.
· Valorização das nossas tradições.

·      Tempo.
·      Perto/longe
·      Dentro/fora
·      Registro de quantidade
·      Traçado dos números.
·       Cores.

OUTUBRO

·      Congresso
·      Projeto música
·Movimento posturais e cuidado com o corpo.
·Expressão corporal.
·Coordenação motora.
· Movimento de coordenação.
·      Audição de sons sonoro de diversos gêneros.
·  As cores apreciação de imagens diversas.
·  Desenho.
·  Pintura.
·  Escultura.

· Leitura de figuras.
· Produções.
· Seres vivos e elementos não vivos.
·      Contagem oral dos números e traçado.
·      Quantidade.
·      Grosso / fino.
·      Dentro / fora.

NOVEMBRO

·      Projeto de música
·      Artes
·      Natal

·   Compartilhamento e solidariedade.
· Desenvolvimento de habilidades manuais.
·Apresentação de músicas com gestos.
·Representação com figuras e desenho.
·    Exposição de telas.
· Ampliação.
· Biografia do pintor.
· Texto sobre a vida e obra do autor.
· Diferença e semelhança entre obras de arte.
· O Natal.
·    Tempo
·    Ordem crescente e decrescente.
·    Cheio/vazio.
·    Temperatura.
DEZEMBRO


·                  Natal
·Valores: amor, respeito, amizade e solidariedade.
· Coordenação motora
· Expressão corporal.
·     Relacionada ao tema.
·  Recorte e colagem.
·  Pintura.
·  Desenho.
·  Cartão.
·  Conf. Mural.
·  Texto sobre o Natal.
·  Leitura de gravuras.
·  Escrita das letras e palavras.
·  Uso do alfabeto.
· Data comemorativa (Natal).
· História do nascimento de Jesus.
·  Tempo.
·  Números.
·  Quantidade.
·  Cor.
·  Agrupamento.
·  Traçado dos números

Nenhum comentário:

Postar um comentário