quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

PROJETO QUEM SOU EU



PROJETO QUEM SOU EU

Publico Alvo: Alunos de Educação Infantil
Responsáveis: Professoras e coordenação
 Apresentação:

     As crianças desta idade encontra-se no período sensório motor, portanto as funções mentais limitam-se ao exercício dos aparelhos reflexos inatos. Assim sendo, o universo que circunda a criança é conquistado mediante a percepção e os movimentos. Diante disso percebemos a necessidade de elaborar um projeto onde as crianças e os pais possam juntos descobrir progressivamente, que a criança vai aperfeiçoando tais movimentos, reflexos, adquirindo habilidades e chega ao final do período sensório-motor já se concebendo dentro de uma sociedade.

        Justificativa:


     O processo de aprendizagem do conhecimento nunca está acabado, e pode enriquecer-se com qualquer experiência. Neste sentido, liga-se cada vez mais à experiência do trabalho, à medida que este se torna menos rotineiro. A educação primária pode ser considerada bem sucedida se conseguir transmitir às pessoas o impulso e as bases que façam com que continuem a aprender ao longo de toda a vida, no trabalho, mas também fora dele.

     Objetivo geral:

     Conhecer as fases do desenvolvimento da criança contemplando cada fase. Através dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
Ao final do projeto os alunos deverão ser capazes de:
•Saber a história de sua vida;
•Conhecer a história e o significado de seu nome;
•Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos dos
sentidos;
•Estimular o raciocínio e a percepção visual;
•Desenvolver a imaginação e a criatividade;
•Saber maior número de palavras e expressões antes desconhecidas ( Aumento e
enriquecimento do vocabulário );
•Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade;
•Formar próprios conceitos através de descobertas e experimentações.
Culminância: Construção de um Mural coletivo e de um Álbum da vida – Individual.
     Produto Final:
         No pátio da escola fazer uma festa estilo a “Calçada da fama” em Hollywood. Onde os álbuns confeccionados pelos pais e alunos estarão expostos como em uma galeria. Os alunos irão carimbar as mãos no papel 40 kg. E entrarão para receber das mãos da supervisora seus respectivos álbuns, sendo chamados pelos nomes.

1ª Semana
Conteúdos:
- Linguagem oral- História do nome
 - Tipos de moradia.
- Quantidade de 1 a 10 oral, círculo e cores.
-Desenho e pintura livre.
- Higiene corporal .
- Gênero( menino e menina)
- Gestação e nascimento e características pessoais.
História do nome.
Objetivo: Conhecer a origem do seu nome.
Material: Folhas de papel ofício.
Procedimento:
•Propor às crianças que façam uma entrevista com os seus pais, procurando saber
qual a origem dos seus nomes.
•Montar com os alunos uma ficha para auxiliá-los na entrevista, incluindo perguntas tais
como:
 – Quem escolheu meu nome?
– Por que me chamo…..?
- O que significa…..?
Sugestão de Atividade: Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e
ilustrá-la.
Interessante: Em papel 40 kg, a professora poderá registrar o nome de todos e uma síntese
da origem do mesmo e fixar no mural.
- Trabalhar quantidade, sequência numérica e cores.
- Montar um álbum: Linha do tempo (atividade para casa).
Observações: Todos deverão trazer a entrevista no dia marcado, oportunizando o desenvolvimento da responsabilidade desde pequenos, e, caso isso não aconteça, o professor deverá estar preparado e saber qual atitude tomar frente a este problema.

Fichário:
Objetivo: Conhecer a escrita do seu nome.
Material Necessário: Fichas do mesmo tamanho e formato e uma caixa de sapatos com foto 3|4.
Procedimentos: Montar na sala de aula um fichário com cartões que apresentem a  escrita do nome dos alunos: Com letra de imprensa maiúscula, letra de imprensa minúscula( jardim II letra cursiva).
Deixando claro à criança que existem diferentes maneiras para escrever o seu nome, mas todas querem dizer a mesma coisa.
Combinar com a turma o momento e o modo como deverão utilizar as fichas. ( De acordo
com o professor) – Pode ter em cada ficha uma foto 3×4 da criança.
Sugestão de Atividades: Identificar o nome – Escrever o nome.
Lista de Palavras:
Objetivo: Identificar em diferentes palavras a letra inicial do seu nome. Materiais: Tesoura, Revistas, Jornais, Folhetos, Cola, Folhas de ofício.
Procedimentos:
•Explorar com a classe a letra inicial do nome.
•Listar palavras que também iniciem com aquela letra e relacioná-las a gravuras.
•Propor que pesquisem em jornais, revistas e folhetos outras palavras que também
iniciem com a letra do seu nome. (casa)
•Recortar e colar as palavras em folhas de ofício.
•Ler com a turma as palavras encontradas. (Jardim I e II procurar o significado).
Observações: O professor pode propor à turma que cada dia um traga de casa uma palavra que inicie com a letra do seu nome. Este tipo de atividade desperta no aluno um interesse maior pela pesquisa e aumento do vocabulário.
2ª Semana
CONTEÚDOS:
- Trabalhar a forma geométrica do circulo, cores, traçado do número 1.
- Desenho livre e pintura livre.
- Membros e vestuário da família.
- Higiene bucal.
- Faces do crescimento.
- Alimentos: doces e salgados.
Letras Móveis:
Objetivo: Conhecer as letras e escrever seu nome através de brincadeira. Material: Letras móveis que podem ser de madeira, EVA, papelão e etc…
Procedimentos:
•Deixar expostas na sala as letras para haver um contato maior por parte das crianças
com o material.
•Propor que, em diferentes momentos de aula, as crianças utilizem as letras para a
tentativa da escrita de seus nomes.
Sugestão de Avaliação: Escrever seu nome numa brincadeira.
Observações:
•Este material permite à criança fazer uma correspondência de letras, posição e
ordenação das mesmas.
•Se as letras forem de papel ou papelão, seria interessante que as crianças ajudassem
na confecção do próprio material, orientadas pelo professor.
Bingo:
Objetivo: Conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.
Materiais: Cartelas de cartolina ou papelão; tampinhas de garrafa ou pedrinhas para marcar as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola; papel colorido ( para fazer bolinhas de papel ) ou palitos de fósforo usados.
Procedimento:
•Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome.
•O professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as crianças identifiquem-nas. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso haja no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deve gritar: BINGO!
Bingo:
Objetivo: Conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.
Materiais: Cartelas de cartolina ou papelão; tampinhas de garrafa ou pedrinhas para marcar as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola; papel colorido ( para fazer bolinhas de papel ) ou palitos de fósforo usados.
Procedimento:
•Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome.
•O professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as crianças identifiquem-nas. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso haja no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deve gritar: BINGO.
Logo que terminarem o jogo, será proposto um relatório realizado individualmente, com a distribuição de fichinhas com as letras do nome ( Uma ficha para cada letra) entregues fora de ordem.
•As crianças deverão ordenar as fichas, compondo os eu nome, e colocá-las em uma
folha de ofício.
•A professora pede que contem quantas letras há na escrita dos eu nome e propõe que colem a quantidade representativa em palitos de fósforos ou bolinhas de papel, na folha.
Sugestão de Avaliação: Reconhecer em fichinhas as letras que fazem parte da escrita do
seu nome.
Observação: É interessante que se repita o jogo várias vezes no decorrer das atividades
antes de se propor o relatório.
RECREAÇÕES
 Dança da Cadeira:
Objetivo: Reconhecer a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos os
colegas.
Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes ( uma para cada nome ) e cadeiras.
Procedimentos:
•O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras.
•Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem-nas nas cadeiras.
•Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na
cadeira onde consta a ficha com o seu nome..
Corrida dos Balões:

Objetivo: Escrever seu nome.
Materiais: Balões numerados, fichas com número de acordo com os balões e com nomes
e giz.
Procedimentos:
•Formar as crianças em duas filas.
•Distribuir uma ficha com um número para cada criança.
•Dado o sinal, uma de cada vez corre até os balões e estoura aquele que tiver o seu
número. Dentro estará uma ficha escrito o seu nome.
•A criança deverá ler altos eu nome e reproduzi-lo no chão utilizando o giz.
Jogo dos Dados:
Objetivos:
•Integrar-se ao grupo, sabendo esperar sua vez de jogar.
•Reconhecer as letras do seu nome.
•Ordenar as letras que compõem seu nome.
Materiais:
•Tabuleiros com quadrinhos necessários para a escrita do nome em branco.
•Dados com as letras dos nomes dos componentes do grupo.
•Fichinhas com as letras.
Procedimentos:
•Distribuir os alunos em pequenos grupos.
•Combinar com os grupos que apenas uma criança por vez jogará um dado, identificando qual a letra sorteada. Se esta fizer parte dos eu nome, deverá pegar a fichinha correspondente e colocá-la no tabuleiro.
 Sapata ou Amarelinha:
Objetivo: Reconhecer as letras que compõem seu nome.
Materiais: Pedrinhas e giz.
Procedimentos:
•Cada aluno irá traçar no pátio da escola sua amarelinha.Neste momento, uma amarelinha será diferente da outra, quando os nomes não possuírem a mesma quantidade de letras.
•Utilizando a pedrinha marcarão a letra que não deverão pular.
•O professor pode aproveitar a ocasião para questionar o aluno: Qual a letra que vem
primeiro? E depois qual será?.
Observação: Este tipo de brincadeira trabalha a ordem da escrita do nome, possibilitando ao aluno identificar qual a primeira letra, qual a segunda, e assim por diante até formar seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário