PROJETO MEIO AMBIENTE
JUSTIFICATIVA:
Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma
interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e
valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos
recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável
OBJETIVOS:
Levar a Criança a:
·
Valorizar o meio
ambiente.
·
Identificar-se como parte
integrante do meio ambiente.
·
Se Reconhecer como agente
de promoção do desenvolvimento sustentável.
LINGUAGEM
- Bingo de letras
- Ditado de
gravuras
- Lista de coisas
da natureza
- Jogo da memória
(animal e nome ou animal e primeira letra)
- Poesias,
parlendas, músicas, vídeos
- Mural ecológico
(com frases sobre o meio ambiente, figuras)
- Acróstico
(NATUREZA) – Frases da natureza
- ABC da natureza
- Trabalhar a
letra N e a palavra natureza.
- Produção de
texto coletivo
- Sugestões de
filmes
* Bee
movie * Walle *
Bambi
MATEMÁTICA
- As cores da
natureza
- Número de
elementos da natureza, sequencia numérica de o a 10.
- Dobraduras
(forma geométrica)
- Classificação de
materiais da natureza (pedras, gravetos, folhas)
NATUREZA E SOCIEDADE
- O que tem na
natureza?
- Quais os sons da
natureza?
- O que tem vida
na natureza? (seres vivos) E o que não tem vida na natureza? (seres não vivos)
- Como devemos
cuidar do meio ambiente?
- O que destrói o
meio ambiente?
- O que é
desmatamento? O que é poluição?
- Cartaz (O que
vai para o lixo – com sucata, rótulos
- Materiais
reciclados (confecção de brinquedos com sucata)
- Separação do
lixo
- Conscientizar as
crianças sobre as ações do homem que destrói o meio ambiente
- Germinação/
Plantas medicinais/ Partes da planta/ Necessidades da planta
- Boneco cabeludo
(com meia fina e alpiste)
- Germinação com
feijão
ARTE
- Recorte e
colagem (seres vivos e não vivos – natureza)
- Confecção
de máscaras de animais
- dobradura animais
e
plantas
-
- Arte com as mãos
(arvore, flor, bichinhos, sol)
- Desenho livre
- Confecção de
brinquedos com sucata
SUGESTÕES DE MÚSICA
- As árvores
balançam
- Quem fez?
- Como pode um
peixe vivo
- Mu, mu, mu que
foi? Menino foi Deus que fez o boi...
- Meu Deus é bom
pra mim.
- As flores já não
crescem mais...
- Herdeiros do
Futuro (toquinho)
- Depende de nós
(Ivan Lins)
- Planeta azul
(Chitãozinho e Xororó)
MOVIMENTO
- Som dos animais
-
- Chamada dos
bichos
- Relaxamento – A
sementinha
SUGESTÃO DE DIVISÃO DE TEMAS
– O que é meio
ambiente? O que tem no meio ambiente? Passeio em volta da escola, desenho,
cartaz coletivo, lista, sondagem
– O que
destrói o meio ambiente? (desmatamento, poluição, lixo, etc.)
– O lixo
destrói a natureza. (reciclagem, coleta seletiva, etc.)
– Os animais
fazem parte da natureza (preservação, cuidados, necessidades, animais em
extinção)
– As plantas
também fazem parte da natureza (germinação, partes da planta, cuidados,
necessidades)
Nenhum comentário:
Postar um comentário