quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Projeto Meio Ambiente


PROJETO MEIO AMBIENTE

JUSTIFICATIVA: 
Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável


OBJETIVOS:
Levar a Criança a:
·           Valorizar o meio ambiente.
·           Identificar-se como parte integrante do meio ambiente.
·           Se Reconhecer como agente de promoção do desenvolvimento sustentável.

LINGUAGEM
- Bingo de letras
- Ditado de gravuras
- Lista de coisas da natureza
- Jogo da memória (animal e nome ou animal e primeira letra)
- Poesias, parlendas, músicas, vídeos
- Mural ecológico (com frases sobre o meio ambiente, figuras)
- Acróstico (NATUREZA) – Frases da natureza
- ABC da natureza
- Trabalhar a letra N e a palavra natureza.
- Produção de texto coletivo
- Sugestões de filmes
* Bee movie    * Walle       * Bambi      

MATEMÁTICA
- As cores da natureza
- Número de elementos da natureza, sequencia numérica de o a 10.
- Dobraduras (forma geométrica)
- Classificação de materiais da natureza (pedras, gravetos, folhas)

NATUREZA E SOCIEDADE
- O que tem na natureza?
- Quais os sons da natureza?
- O que tem vida na natureza? (seres vivos) E o que não tem vida na natureza? (seres não vivos)
- Como devemos cuidar do meio ambiente?
- O que destrói o meio ambiente?
- O que é desmatamento? O que é poluição?
- Cartaz (O que vai para o lixo – com sucata, rótulos
- Materiais reciclados (confecção de brinquedos com sucata)
- Separação do lixo
- Conscientizar as crianças sobre as ações do homem que destrói o meio ambiente
- Germinação/ Plantas medicinais/ Partes da planta/ Necessidades da planta
- Boneco cabeludo (com meia fina e alpiste)
- Germinação com feijão

ARTE
- Recorte e colagem (seres vivos e não vivos – natureza)
 - Confecção de máscaras de animais
- dobradura animais e plantas                                                  -
- Arte com as mãos (arvore, flor, bichinhos, sol)
- Desenho livre
- Confecção de brinquedos com sucata

SUGESTÕES DE MÚSICA
- As árvores balançam
- Quem fez?
- Como pode um peixe vivo
- Mu, mu, mu que foi? Menino foi Deus que fez o boi...
- Meu Deus é bom pra mim.
- As flores já não crescem mais...
- Herdeiros do Futuro (toquinho)
- Depende de nós (Ivan Lins)
- Planeta azul (Chitãozinho e Xororó)

MOVIMENTO
- Som dos animais                                         -
- Chamada dos bichos
- Relaxamento – A sementinha
SUGESTÃO DE DIVISÃO DE TEMAS
– O que é meio ambiente? O que tem no meio ambiente? Passeio em volta da escola, desenho, cartaz coletivo, lista, sondagem
 – O que destrói o meio ambiente? (desmatamento, poluição,    lixo, etc.)
 – O lixo destrói a natureza. (reciclagem, coleta seletiva, etc.) 
 – Os animais fazem parte da natureza (preservação, cuidados, necessidades, animais em extinção)
 – As plantas também fazem parte da natureza (germinação, partes da planta, cuidados, necessidades)

Nenhum comentário:

Postar um comentário