quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Projeto Festa Junina



PROJETO FESTA JUNINA
 
JUSTIFICATIVA:

Este projeto didático visa destacar para os alunos o conceito de Festa Junina e sua origem, os santos comemorados em junho, em todo o Brasil, desde o período colonial: Santo Antônio, São João e São Pedro. Destacar ainda que no nordeste brasileiro principalmente, estes


 santos são reverenciados e pode-se dizer que a importância destas festas, para as populações nortista e nordestina, ultrapassa a do Natal, principal festa cristã, e que elas são, historicamente, o evento festivo mais importante destas regiões, tanto cultural como politicamente. Explicar para os mesmos que as festas juninas gira em torno de três datas principais: 13 de junho, festa de Santo Antônio; 24 de junho, São João e 29 de junho, São Pedro e, que durante este período, o país fica praticamente tomado por festas. De norte a sul do Brasil comemoram-se os santos juninos, com fogueiras e comidas típicas. Explicar para os alunos que é interessante notar que não apenas o dia, propriamente dito, mas todo o mês, é considerado como tempo consagrado a estes santos na região e, principalmente, as vésperas , que é quando se realizam os sortilégios e simpatias, a parte mágica da festa típica do catolicismo popular. Inúmeras adivinhações a respeito dos amores e do futuro (com quem se vai casar, se se é amado ou amada, quantos filhos se vai ter, se vai morrer jovem ou ganhar dinheiro etc.) são feitas nas vésperas do dia dos santos, em geral de madrugada.

OBJETIVOS:
-Resgatar as tradições das festas juninas, levando o educando a conhecer seus símbolos e valores.
-Conhecer as características das festas juninas;
-Compreender a história das festas juninas, bem como seu valor no folclore brasileiro;
-Desenvolver a socialização das crianças;
-Incentivar o gosto pelos poemas e músicas;
-Desenvolver a criatividade oral, corporal e raciocínio;

CONTEÚDOS: 
Linguagem
-Letras do alfabeto
-Reescrita das palavras São João
-Leitura da origem das festas juninas
-Bingo de letras
-Leitura de receitas juninas
-Reescrita do nome
-Recorte de letras
-Texto coletivo
Matemática
-Tempo (ensolarado \ chuvoso)
- Sequência numérica
-Seriação de gravuras juninas
-Cheio \ vazio
-Traçado e reescrita do número 4
-cores

Natureza e sociedade
-Paisagem do campo
-Vestuário
-Culinária junina( doce \ salgado)
Artes
-Confecção de balões de dobradura

Nenhum comentário:

Postar um comentário