Projeto Literatura Infantil
“ O conto infantil é uma chave mágica que abre
as partes da inteligência e da sensibilidade da criança,
para sua formação integral”
Bárbara Vasconcelos de Carvalho
as partes da inteligência e da sensibilidade da criança,
para sua formação integral”
Bárbara Vasconcelos de Carvalho
Tema: Chapeuzinho Vermelho
Justificativa: Desenvolver o hábito
pela leitura é um processo constante que vem de muito cedo, em casa, e
aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira.
Somente quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, é quem sabe o benefício que uma simples história pode proporcionar, haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar nas páginas de um bom livro.
Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que que a leitura traz, maior será a chance de torna-la um adulto leitor, pensante e crítico socialmente
A literatura infantil , então , deve fazer parte da rotina de adultos e crianças, tanto na escola, quanto em casa, uma vez que através da literatura infantil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágico ou real.
Objetivo: Incentivar o prazer e o valor da leitura, aproximando os educando da literatura infantil diversas, proporcionando o simples prazer de ler e vivenciar momentos de leitura, fazendo assim que construam espontaneamente o hábito de ler. Através disso o aluno será capaz de escutar atentamente histórias contadas e manusear livros sem danificá-los e assim desenvolver valores como a obediência, o respeito, o amor, a honestidade, a solidariedade, a bondade, o perdão entre outros.
Desenvolvimento:
*Hora do conto diária e leitura de livros;
*Canções das histórias contadas;
*Confecções de painéis dos trabalhos realizados em aula;
*Exposição de filmes sobre o tema da aula;
*Conversa informal sobre valores;
*Ilustrações das histórias lidas ou ouvidas;
*Dramatização das histórias;
*Encenação de histórias infantis com o auxílio de fantoches, bonecos, fichas etc;
*Pintura de desenhos das histórias;
*Criação do cantinho da leitura;
*Leitura de livros em casa com os pais;
*Hora do conto realizada pelos alunos da história contada pelos pais;
*Confecção de fantoches com sucata;
*Confecção de um cenário para dramatizações;
*Ensaio de um possível teatro.
*Encenação de histórias infantis com o auxílio de fantoches, bonecos, fichas etc;
*Pintura de desenhos das histórias;
*Criação do cantinho da leitura;
*Leitura de livros em casa com os pais;
*Hora do conto realizada pelos alunos da história contada pelos pais;
*Confecção de fantoches com sucata;
*Confecção de um cenário para dramatizações;
*Ensaio de um possível teatro.
Avaliação:
Ocorrerá durante todo processo, a partir da
observação direta das atitudes do aluno leitor no seu cotidiano, do interesse e
da participação em grupo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Recuperar as histórias da primeira infância;
• Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;
• Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;
• Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar;
• Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;
• Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,);
• Explorar a linguagem oral e escrita.
• Recuperar as histórias da primeira infância;
• Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;
• Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;
• Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar;
• Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;
• Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,);
• Explorar a linguagem oral e escrita.
Conteúdos
Linguagem
-Nomeação dos
personagens
-Reescrita do nome de
alguns doces
-Varal de palavras
(que aparecem na história)
-Letras do alfabeto
-Reescrita do nome
-Montagem de um livro
de história.
Matemática
-Cores
-Sequência numérica
-Traçado e reescrita
dos números 1, 2 e 3.
-Forma geométrica
quadrado
-Preço dos alimentos
vendidos na cantina
-alto \ baixo , cheio
\ vazio
Natureza e sociedade
- Paisagens – Campo e
cidade
-Animais selvagens
(Lobo)
1) características do lobo: (Oralmente)
feroz, mamífero, carnívoro, doméstico, quadrúpede, manso, herbívoro, corpo coberto de pelos, selvagem, bípede.
2) O lobo é um animal quadrúpede, mamífero e tem o corpo coberto de pelos. Escreva o nome de mais cinco animais que têm as mesmas características do lobo.
3) Qual é o tipo de alimentação dos lobos? (Oralmente)
4) De onde vem a água que os animais bebem? (Oralmente)
feroz, mamífero, carnívoro, doméstico, quadrúpede, manso, herbívoro, corpo coberto de pelos, selvagem, bípede.
2) O lobo é um animal quadrúpede, mamífero e tem o corpo coberto de pelos. Escreva o nome de mais cinco animais que têm as mesmas características do lobo.
3) Qual é o tipo de alimentação dos lobos? (Oralmente)
4) De onde vem a água que os animais bebem? (Oralmente)
- Moradia
1) Fazer uma relação
entre o tipo de moradia da vovó e a dos alunos
Artes
-Lobo de caixa de
leite
Fantoche de emborrachado
Nenhum comentário:
Postar um comentário